quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

G.P. Fim da Europa - A Minha Prova


Um pouco atrasado mas cá vai:
Esta prova começou, para mim,  no dia 26 quando ao  ver os horários dos comboios vi que havia a possibilidade dos mesmos não circularem. Fixe...
Felizmente lá consegui pedir à minha mãe para me dar boleia até Sintra, e se possível, esperar na chegada.

Chegando a Sintra vê-se que o tempo não estava muito melhor do que quando saí de casa, chuvia, mas ao menos não havia vento e o frio também não era nada de especial.
Levento o dorsal, não devo ter demorado mais de 3 mins na fila (espectáculo), e acompanho a minha mãe até a um café, e espero pela hora de fazer o aquecimento.
Chegam as 9:30h e começo a aquecer, felizmente é nesta altura que pára de chuver (ganda S.Pedro!), e é também  nesta altura que cruzo-me com o João Lima, a Isa e a Rute e ainda com mais algum pessoal conhecido.

 10h00, dá-se o tiro de partida e lá vamos nós, a subir claro...
Toca a subir!
Aqui cometo o erro de me colar aos tipos da frente e de não me conter durante estes 1ºs kms.
Passa o 1ºkm e começo a sentir o preço do meu erro, mas ao mesmo tempo vejo que não ninguém a passar por mim.
Ou seja, até estava a ir bem, mesmo indo a mais de 5min/km (para quem agora corre provas de 10km abaixo de 3:50min/km, e estava na linha da frente, isto era bem baixo), mas a dificuldade da subida assim o exigia.
Também durante esta subida dá para ver bem os estragos do temporal na linda Serra de Sintra.

Mas, ao chegar ao 3km, e embora a F.C. até estar dentro do normal para uma subida daquelas, as pernas já estavam a começar a falhar.
Nisto aparece o companheiro nº1. Dá-me força para aguentar os metros finais da subida,  e pergunta-me para que tempo vou, digo que vou "tentar" fazer 1h05min e ele responde-me que também ia para isso, e lá vamos os 2.
Como nunca tinha feito esta prova, aproveitei o facto do meu companheiro já a ter feito e ia agora a fazer de co-piloto, dizendo-me exactamente onde ia haver uma subida e onde acabava.
E assim continuou, até cerca do 7ºkm. Como já estávamos em "plano" as pernas não o conseguiam acompanhar, fiquei para trás e foi aqui que fui apanhado por uns 3 atletas.

A partir daqui e até ao 10ºkm fiquei completamente só, vendo apenas uma fraca imagem, devido ao nevoeiro, do atleta à minha frente e sem ouvir qualquer passada atrás.
Mas tenho que dizer que gostei bastante desta parte, correr ali no meio da Serra, a ouvir apenas a minha respiração e as minhas passadas, e ver aquele nevoeiro a envolver tudo à minha volta, deu um sabor muito especial àqueles Kms.

Nisto chegamos ao mítico 10ºkm. Ora pensei eu que quem já tinha feito 4km sempre a subir, e que já faz muitas subidas em treinos, facilmente faria uma subida de 1km mas um pouco mais inclinada.
Pensei eu...
Nunca me tinha custado tanto fazer uma subida, e foram várias vezes que pensei em andar.
Mas, foi aqui que apareceu o companheiro nº2. Comecei a ouvir passadas atrás e alguém a gritar "Força! Não desiste! Tá quase!"
E rapidamente as palavras que ouvia lá atrás estavam já ao meu lado, e foi graças a elas que não me fui abaixo. É verdade que quando chegámos ao fim da subida tinha as coxas a arder, mas mandei cá um grito de alegria quando ambos chegámos ao cimo!

Com a meta à vista
Depois disso, foi sempre a descer. Curiosamente o companheiro nº2 nunca parou de dizer "Força!" e assim foi até ao fim.
Cortei a meta com 1:06:26h e fui 13º da geral (melhor resultado de sempre!!), um pouco acima do que queria mas tendo em conta a dureza das subidas, fui um excelente tempo.

Depois lá fui agradecer pessoalmente a ambos os companheiros. Para terminar,  a cereja no topo do bolo, foram os  quase 2km até à Azóia (e onde me cruzei com o Tiago), a subir obviamente, que foi onde a minha mãe tinha ficado.
Foi engraçado ver a cara dos outros corredores quando iam a descer e olhavam para mim. Um até me perguntou "já acabaste?" e quando lhe respondi que sim ele ficou cá com uma cara de espanto =P

Resumindo, adorei a prova! Adorei a dureza do percurso, adorei a paisagem, adorei particularmente o companheirismo e definitivamente vou voltar, nem que para isso tenha que me inscrever com 6 meses de antecedência!
E com isto, o G.P. Fim da Europa passa para o º1 lugar de provas preferidas!



Um abraço e boas corridas!

domingo, 27 de janeiro de 2013

De Volta

Bem, já faz um bom bocado que não escrevia aqui. A principal razão? A minha velha amiga, a minha banda iliotibial esquerda resolveu dar sinal de vida e pôs-me K.O.
Sinceramente, esta era a única lesão que não só não me apetecia ter (existem lesões que nos "apeteçam" ter?), como era a única de que não estava mesmo nada à espera de reaparecer.
É verdade que tenho treinado, menos e com menor qualidade, mas uma boa parte dos treinos têm acabado em dores e isso tem-me desmotivado imenso, ainda para mais em período de provas. E ainda mais quando essas mesmas provas são prejudicadas (Luzia Dias).

Mas felizmente nem tudo é mau, pois hoje realizei aquela que se tornou  a minha prova preferida: o G.P. Fim da Europa.

Mas tornou-se a minha preferida porque motivo, perguntarão. Percurso duro? Nah, é verdade que gosto de provas difíceis, mas para gostar daqueles primeiros 4km e daquele 10ºkm tinha que ser masoquista, e isso é algo que não sou. 
A beleza do percurso? Em parte sim, mas o nevoeiro estragou um bocado a parte da Serra. Se bem que aquela descida até ao Cabo foi 5*!
Mas a grande razão foi o companheirismo! Graças a 2 GRANDES atletas (com A bem grande) que em 2 situações me deram forças, seindo a 1ª naqueles 4km iniciais (erro de principiante ao arrancar rápido demais), e depois aguentar a subida final no 10ºkm e inclusive puxar durante a descida até à meta.
Eu sei que lhes agradeci na meta, mas mais uma vez um grande obrigado! Para mim isto é que é Atletismo!

Posteriormente irei contar como a prova me correu em mais detalhe, e o que tenho andado a fazer para tratar da banda iliotibial.
Até lá, abraços e boas corridas!




segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resumo da Semana

Chegou 2013 e com ele mais uma semana bem produtiva em treinos, se bem que o 1º treino do ano sofreu um bocado com os excessos do dia/noite anterior ;)
E no médio-longo de Domingo, já quando estava no km final, ouço alguém chamar o meu nome, olho em redor e vejo a Isa e a Rute, que iam fazer o seu 1º treino nas Conchas. Espero que tenham gostado =P

Segunda: ...
Terça: Base + Progressivo - 14km c/3km a uma média de 4:03 min/km e 3km a uma média de 3:57min/km - 59:11m
Quarta: Médio-Longo - 18km - 1:16:14h
Quinta: Recuperação - 10km c/8x100m - 46:41m
Sexta: Tempo - 16km c/8km a uma média de 3:47min/km - 1:05:13h
Sábado: Recuperação - 8km - 38:36m
Domingo: Médio-Longo - 24km - 1:40:54h

Total Semanal:
6 treinos
Distância: 90km
Tempo: 6:26:48h
Ganho de Elevação: 1037m
Frequência Cardiaca Média: 163 bpm
Calorias: 4577 cal

Agora é continuar a dar-lhe forte nos treinos. A 1ª prova do ano já está decidida e vai ser a Corrida Luzia Dias, que tem um percurso não muito fácil mas que conheço de ginjeira, ou não fosse a zona do Lumiar/Ameixoeira o meu local de treinos diários ;)

Boa semana e boas corridas!