terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Plano

E agora aquilo que me levou a criar este blog, mais concretamente o plano de treinos.
Escolhi o plano de treinos que vem no livro "Advanced Marathoning".
O livro contém 4 planos com várias kilometragens, que vão desde os 88km até a uns monstruosos 174km (claro que para os elites isto não é nada, pois muitos deles correm mais de 200km por semana). O meu é o 2º plano, que vai desde os 86 até aos 113km.
Para além dos planos o livro contém "n" de informações úteis, que vão desde a nutrição, à recuperação pós-treino, conselhos gerais de corrida, etc... Por isso, mesmo que não estejam a pensar correr uma Maratona para já, vale sempre a pena ler este livro.

Quanto ao plano, o mesmo está dividido em 4 mesociclos:
  • O 1º é chamado de Endurance, tem a duração de 6 semanas e basicamente serve para meter kms nas pernas. Não tem muitos treinos de velocidade, tirando 1 treino por semana que ou é um treino de lactato (correr um determinado nº de kms ao ritmo de 15km/Meia-Maratona) ou então um treino onde no final faço 10 rectas de 100m. Ainda neste mesociclo tenho 2 treinos onde nos Médio-Longos de Domingo corro um certo nº de kms ao ritmo que vou correr a Maratona.
  •  O 2º chama-se Lactate Threshold + Endurance, tem a duração de 5 semanas, e tal como o mesociclo anterior serve para meter mais kms, mas este tem a particularidade de meter mais treinos de Lactato e de rectas. Também é neste mesociclo que vou ter que correr os primeiros treinos de 30kms, e onde também vou ter que fazer alguns treinos duas vezes ao dia (embora estes sejam treinos de recuperação.
  •  O 3º mesociclo denomina-se Race Preparation, dura 4 semanas, e tal como o nome indica serve para habituar as pernas à velocidade e preparar a prova. Aqui é onde entram os treinos de séries, e onde tenho que realizar duas provas que podem ir desde os 8km até aos 15km (e onde no dia seguinte tenho que correr 29km!!).
  •  O 4º, e último, chama-se Taper. Aqui a kilometragem baixa drasticamente, aumentam os treinos de recuperação, tudo para deixar o corpo recuperar e estar em pleno para a prova.

E pronto este é o desafio assim por alto. Quanto aos treinos em si, vou colocando-os aqui à medida que os for fazendo.
O meu único problema prende-se com os treinos longos. Fazê-los nas Conchas torna-se chato, pois tenho que passar no mesmo sitio imensas vezes. Ainda estava a pensar ir para Monsanto, mas nunca treinei lá por isso não conheço nada daquilo, já para não falar que aquilo é só sobe e desce, certo?
Concelhos de bons locais para treinos longos, e de preferência para quem não tem carro, serão muito bem vindos.

Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário